AS CONTRIBUIÇÕES DE STEVE JOBS

08/10/2011 11:22

 

06

OUT

AS CONTRIBUIÇÕES DE STEVE JOBS

 

Desde que a Apple confirmou a morte de Steve Jobs, a internet inteira presta homenagens a este que é considerado um gênio desta época. Neste post traz algumas das ideias deste homem que revolucionaram pelo menos três grandes indústrias como conhecíamos.


1 – PC
Steve Jobs em parceria com Steve Wozniak criou a Apple e colocou no mercado em 1977 o primeiro computador pessoal do mundo que vendeu mais dois milhões. Na época, tudo o que existia eram computadores de milhares de dólares dedicados a organizações como grandes empresas, universidades e a NASA.


2 – Macintosh
A ideia de Jobs era trazer para o mercado um computador com mouse e um sistema de janelas. O lançamento do Macintosh em 1984 foi celebrado com um grandioso comercial de 30 segundos durante o Super Bowl, dirigido por Ridley Scott e inspirado no livro 1984 de George Orwell, considerado um dos melhores da história, reproduzido abaixo:

3 – Pixar
Após deixar a Apple em 1985, Jobs comprou a Pixar, empresa anteriormente parte da George Lucas Filmes. Jobs foi capaz de fazer a Pixar funcionar tão bem até ameaçar a Disney que depois de parcerias, comprou sua concorrente em uma transação bilionária por 7,4 bilhões.


4 – iMac

Em 1997, Jobs volta para Apple e em uma empreitada para tirar a empresa do buraco vende 40% das ações da empresa para a Microsoft e em campanha agressiva em 1998 lança o iMac. O sucesso deste modelo e dos posteriores fez com que a Apple conseguisse readquirir suas ações com a Microsoft.


5 – iPod

Em 2001, o iPod e sua integração com o iTunes revolucionaram o modo como a música é consumida, produzida e vendida.


6 – iPhone

Em 2007, foi lançado o iPhone que teve como maiores méritos acreditar e aperfeiçoar a tecnologia touch screen, ter uma usabilidade muito simples e o modelo de aplicativos vendidos por meio de uma App Store.


7 – iPad

O aparelho, anunciado em 2010, que em um primeiro momento foi recebido com alguma desconfiança, se tornou um formato que a concorrência se viu, novamente, forçada a copiar. O iPad vendeu 3 milhões de unidades em 80 dias. A título de comparação, a Sony demorou 30 anos para vender 220 mil Walkmans.

Com a morte de Jobs, será que a Apple perderá a característica de quebrar paradigmas do mercado a cada lançamento?